Galeria

Jornal Cajazeiras: Trilha ecológica na Pedra de Xangô acontece no próximo dia (15)

Que tal passar um domingo em contato com a natureza e conhecer um monumento natural sagrado de mais de dois bilhões de anos de história? Neste domingo (15), a partir das 08h, acontece a trilha no Parque em Rede Pedra de Xangô, uma oportunidade de conhecer um lugar mágico, fortalecer o axé em um xirê para Xangô e reforçar o movimento Parques em Conexão, em defesa das áreas verdes de Salvador. A concentração vai ser no campo da Pronaica, próximo à Fundação Bradesco, em Cajazeiras.

“A Trilha Ecológica Pedra de Xangô nasce oficialmente com o objetivo de mobilizar e intensificar as articulações das redes de comunidades terreiros, moradores, ambientalistas, estudantes, acadêmicos, agentes públicos e outros em defesa do Parque em Rede Pedra de Xangô e da APA Municipal Vale do Assis Valente”, explica a advogada e mestra em Arquitetura e Urbanismo pela Ufba, Maria Alice Silva, cuja pesquisa é sobre o parque.

Os participantes vão poder conhecer remanescentes de Mata Atlântica do entorno da Pedra de Xangô e identificar algumas das variedades de ervas curativas e rituais utilizadas por religiões de matriz africana. Para reverenciar o Rei da Justiça e reafirmar a legitimidade dos povos de terreiro, a Associação Cultural Ile Ase Ode Aty Ya Ré vai promover um xirê. A sequência de reverências aos orixás, com cânticos e toques de atabaque vai começar às 10h. Ao longo do dia, a equipe da Biostase Júnior da UNIJORGE, parceira da Associação Casa dos Olhos do Tempo que Fala da Nação Angolão Paquetan Malembá – dará continuidade ao levantamento de flora do parque.

Na sequência, começa o encontro de articulação Parques em Conexão, reunindo defensores de áreas verdes de Salvador para planejar ações estratégicas. O encontro é iniciativa de grupos contemplados pela Rede Cidade Popular, chamada de projetos da Promotoria de Habitação e Urbanismo do Ministério Público da Bahia. A ideia é desenvolver ações ambientais, de defesa do direito à cidade, mobilidade e moradia, enfrentamento ao racismo, entre outros temas. Parques em Conexão, um dos 13 projetos selecionados, é uma campanha virtual de comunicação em defesa dos Parques do Abaeté, Pituaçu, São Bartolomeu, Pirajá, Pedra de Xangô e Theodoro Sampaio.

Serviço

Trilha do Parque em Rede Pedra de Xangô

Quando: Domingo (15), concentração às 8h

Onde: Campo da Pronaica, Av. Assis Valente, S/N, Cajazeiras (próximo à Fundação Bradesco)

Programação:

9h – Caminhada

10h – Xirê

12h – Encontro Parques em Conexão, articulação em defesa das áreas verdes de Salvador

Sobre a Pedra de Xangô – A Pedra de Xangô, localizada na Avenida Assis Valente no bairro de Cajazeiras, é um santuário que começa a ser mais conhecido em Salvador a partir de luta da comunidade para se tornar parque, como está previsto no PDDU de 2016. Mas a sua história começou há pelo menos dois bilhões de anos: o local, que era habitado por indígenas e quilombolas, passou a ser monumento sagrado para os povos de santo de Salvador.

Como resultado da mobilização que contou até apoio internacional, a Prefeitura de Salvador anunciou em novembro licitação para tirar do papel o projeto arquitetônico do parque, cuja elaboração contou com a participação de lideranças religiosas. Por envolver manifestações culturais, religiosas e redes sociais intimamente ligadas ao território, a partir não só de pontos fixos, mas também de caminhadas e trilhas, o espaço é considerado um parque em rede.

Link: https://falacajazeiras.com.br/cajazeiras-trilha-ecologica-na-pedra-de-xango-acontece-no-proximo-dia-15/